Atrações Turísticas Em Natividade R.J


Atrações Turísticas Em Natividade R.J


Resultado de imagem para ponto turistico em natividade rj
- Santuário Diocesano Nossa Senhora da Natividade Localizada no coração da cidade, a Igreja Católica Central foi elevada à categoria de Santuário Diocesano em 2003 e é um lugar de oração muito visitado.
A partir de 25 de julho de 1845 a Igreja Matriz, agora Santuário Diocesano, já estava funcionando. Com um a reforma, perdeu suas características originais. A entrada atual é pavimentada e cercada de ferro. O frontispício é composto por quatro vitrais, na parte superior há uma rosácea de doze compartimentos, embelezados pelas cores azul, amarelo e vermelho, de 5 m de diâmetro, aproximadamente. Acima da rosácea, está a imagem, em concreto, da santa Padroeira do Município, iluminada à noite.
A porta principal, talhada em madeira maciça de cedro-magno, foi doada por um cidadão denominado Laurício, que a talhou e instalou no local.
No interior, a nave é em piso vitrificado, de confecção atual. As seis pilastras existentes, em cada lado, totalizando doze pilastras, imitam a pintura em mármore, que sustentam o teto de tábua corrida pintado em branco. As paredes da nave são decoradas por sete vitrais de cada lado.
A imagem de Nossa Senhora da Natividade do século XIX, que está em um pequeno altar retangular, em madeira talhada, oriunda da Espanha, sofreu uma restauração em Belo Horizonte no ano de 1987.
- Sítio dos Milagres
Localizado na estrada que liga a cidade de Natividade ao distrito de Ourânia, à 6 km do centro da cidade (percurso de estrada asfaltada) é um dos principais pontos turísticos da região. Conhecido como o local no qual ocorreram as aparições de Nossa Senhora, entre os anos de 1967 e 1968, o lugar possui uma réplica exata e única no mundo da casa onde Maria viveu e conserva a pedra deixada pela Virgem em uma de suas aparições.
A casa de Nossa Senhora, em frente ao lago, foi construída em 1974, pelo Dr. Fausto de Faria, para quem a Santa apareceu. É uma perfeita réplica do Santuário em Éfeso, na Turquia, sendo a única no mundo. Possui estilo oriental, com suas cúpulas arredondadas. Internamente, o primeiro plano é constituído de uma sala de visitas com cofre, onde pode-se ver a Cefas (pedra), que misteriosamente apareceu nas mãos do Dr. Fausto de Faria, na terceira aparição da Virgem em 12/07/1967. No fundo do cofre está a cópia do retrato falado original de Nossa Senhora, feito por Iraci do Nascimento e Silva.
No segundo plano há três oratórios e um quadro que traz as mensagens deixadas pela Santa. Ao lado esquerdo, a sala dos milagres, e ao lado direito, a sala particular da santa. A poucos metros da casa, localiza-se o nicho construído no local exato das aparições. Nele está a imagem em bronze de autoria de Matheus Fernandes, datada de 1969. Defronte ao nicho, passa o regato onde Nossa Senhora apareceu. Há uma fileira de bicas para facilitar a colheita da água do regato pelos fiéis, que a procuram para fins milagrosos.
- Monumento à Nossa Senhora de Fátima
É uma capelinha ladeada por duas escadarias e dois bancos situada numa grande área gramada. A capelinha possui cinco pontas, tendo sua flecha (a ponta central) há uma altura de 2,5 m aproximadamente. A imagem de Nossa Senhora de Fátima, no interior, cercada em grade de ferro é em gesso sem pintura e possui altura aproximada de 50 cm.
- Balneário Campestre Clube (CLEN)
Sua sede campestre localiza-se a 2 km do centro da cidade, podendo o turista desfrutar da Cachoeira João Fernandes, com mais de 1 km de corredeiras, e do Moinho Antigo, além de uma beleza natural impressionante. O CLEN também possui uma sede social, onde são promovidos shows e atrações todos os finais de semana.
- Fazenda Mutuca
Localiza-se na estrada Natividade-Varre-Sai, no km 5. Possui cachoeiras, churrasqueiras, bar e restaurante, área para acampar, plantação de goiabas e venda de produtos próprios. Breve também estará oferecendo o serviço de pousada.
- Pesque e Pague Ponte Nova
Localizado na rodovia Itaperuna-Natividade, às margens do Rio Carangola, na comunidade de Bananeiras, possui vários tanques parara praticantes do esporte, num local onde o contato com o meio ambiente é a principal atração.
- Fazenda Taboca
Estrada Natividade-Purilândia, km 6. Fazenda Histórica, construída por volta de 1850, oferece atividades como caminhadas, visitação às instalações da fazenda, pesque e pague, banho nas corredeiras, currais, moinho de pedra e máquina de arroz.
- Fazenda São José
Localizada a 6 km do centro da cidade, o percurso é ornamentado com pequenos sítios. Fazenda histórica onde morou o desbravador José de Lannes Dantas Brandão, construída por volta de 1820.
A Fazenda São José foi uma das primeiras edificações da região, construída pelo bandeirante José de Lannes Dantas Brandão, seu proprietário então.
A Fazenda está implantada na raiz de um conjunto de pequenas elevações irregulares e a Estada da Barra, que dá acesso à região. Das elevações nascem as águas que servem à Fazenda. A obra foi construída na primeira metade do século XIX com todas as características da construção colonial mineira.
A Casa-Grande possui dois andares e passou por uma reforma em 1998. Os proprietários pretendem utilizar o andar de cima para uso familiar e permitir visitas à parte térrea.
O que resta da construção original são as paredes exteriores e partes da vigas e pilares de sua fundação, que seus proprietários pretendem deixar expostas para mostrar o trabalho dos construtores do século XIX.
A casa não possui mais as senzalas e outros edifícios que compunham o dia-a-dia de uma fazendo do século passado, como celeiros e armazéns para café. A Casa-Grande, primitivamente em formato de ‘L’, não possui mais sua parte posterior ao fundo do sítio, restando apenas o corpo principal.
A casa é um estilo colonial feita em alvenaria de pedra com beiral e janelas em guilhotina. A bela escada, entalhada em madeira de lei, que leva ao piso superior esta sendo restarurada durante a reforma e poderá ser apreciada pelo visitante.
José de Lannes Dantas Brandão, fundador de Natividade, morou na Fazenda São José até 1852, quando foi assassinado por escravos da própria fazenda. O atual proprietários tem o registro do processo contra os escravos e pretende expor esses autos com peça histórica de informação sobre a casa.
A imensa mesa que ficava na sala de jantar (que não existe mais) será colocada no térreo no local que será aberto à visitação. Diante da casa existe uma pequena fonte que será restaurada tal como era nos tempos iniciais da casa. A fazenda é rodeada por um grande muro. Na entrada principal foi construído um imponente portão em estilo barroco.
A história do portão merece destaque. Consta nos tradicionais anais históricos que José de Lannes estava sendo procurado como desertor pela polícia de Ponte Nova. Ele preparou-se para resistir à força policial que vinha apanhá-lo em sua casa. A habilidade do tenente que conduzia a escolta evitou qualquer violência e o acordo resultante foi a rendição de José de Lannes que, conduzido ao presidente da província, foi perdoado.
Em documentos históricos recentes, esta versão está sendo revista, constando que sua prisão estava relacionada com o movimento liberal acontecido em 1842 do qual José de Lannes era participante. A anistia aos revoltosos foi concedida em 1844 e todos foram perdoados.
O portão foi mandado construir – como mostra de perdão à José de Lannes – por D. Pedro II, que enviou especialmente contraste com o conjunto colonial à sua volta.

Postagens mais visitadas deste blog

Horário de ônibus saindo de Natividade

CAMPEONATO DE KARATÊ, Em são João da Barra, atletas de Natividade trouxeram 31 trofeus