Cidades do Norte e Noroeste do Rio ficam inundadas após chuva forte e cheia dos rios

Cidades do Norte e Noroeste do Rio ficam inundadas após chuva forte e cheia dos rios


Alagamentos atingiram Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Porciúncula, Laje do Muriaé, Natividade e Cardoso Moreira. Número de desabrigados ou desalojados chega a 1 mil nas regiões.

Italva, no interior do Rio, fica alagada depois de chuva forte dos últimos dias-Foto: Italva em Foco
A chuva forte deixou sete cidades do Norte e Noroeste do Rio inundadas de sexta-feira (24) para sábado (25) após transbordamento de três rios na região. Há, pelo menos, 1 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
As cidades afetadas são Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Porciúncula, Laje do Muriaé, Natividade e Cardoso Moreira. A chuva intensa em Minas Gerais e Espírito Santo contribuíram para a elevação do nível dos rios nos municípios do RJ.

Casa fica inundada depois de transbordamento de rio e alagamento da cidade, em Italva, no interior do Rio — Foto: Italva em Foco/Divulgação

Só em Bom Jesus do Itabapoana, onde houve o transbordamento do rio Itabapoana, já havia o registro de cerca de 300 desabrigados ou desalojados nesta sexta, segundo a Prefeitura. Na manhã deste sábado, equipes da Defesa Civil estiveram no bairro Santa Rosa e interditaram a rua Vereador Waldir Mota de Carvalho
Houve um trabalho de conscientização dos moradores sobre os riscos de permanecerem no local, que está com solo bastante saturado. Cerca de 22 famílias foram cadastradas e serão encaminhas para um abrigo municipal. De acordo com a Defesa Civil, a situação no local é classificada como crítica. O órgão deixa o número (22) 99603-3180 à disposição da população.Equipes da Defesa Civil de Bom Jesus do Itabapoana orientaram moradores do bairro Santa Rosa sobre os riscos de deslizamento na área — Foto: Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana/Reprodução Facebook

Em Porciúncula, 300 pessoas também tiveram que deixar suas casas. O rio Carangola está dois metros acima da cota. 80% da cidade estão alagados.
Em Cardoso Moreira, a cheia deixou a Defesa Civil em alerta máximo. A Prefeitura orienta aos moradores que procurem pelos pontos de apoio, que são a Casa da Cultura (Antiga Estação Ferroviária) e Clínica da Família, no Conjunto Habitacional São José.
Na cidade, às 12h deste sábado, o nível do rio Muriaé era de 8,81 metros, 81 cm acima da cota de transbordo. O rio sobe 5 cm por hora, segundo o órgão. Em caso de emergência, a Defesa Civil pede à população para ligar no (22) 98842-5149.

  Fonte: Por Ariane Marques, G1 e RJ1 



Postagens mais visitadas deste blog

Horário de ônibus saindo de Natividade

Atrações Turísticas Em Natividade R.J

CAMPEONATO DE KARATÊ, Em são João da Barra, atletas de Natividade trouxeram 31 trofeus